Embalagens
Por que embalar?
As embalagens nos fornecem varias características específicas dos produtos que consumimos, tais como, informações nutricionais, ingredientes, prazo de validade, etc. Mas usa principal característica é envolver e proteger o que consumimos, para que não se estraguem.
Existem embalagens feitas de vários materiais como o vidro, o alumínio, o saco plástico, etc., cada uma com suas finalidades próprias.
Podemos pegar a história do leite e sua embalagem como exemplo.
O leite era tirado da vaca e transportados em grandes latões até os consumidores, onde era transferido para os vasilhames dos compradores em condições de higiene duvidosa. Os produtores distribuíam o leite em lugares próximos. Com o tempo começou-se a usar o vidro, onde as condições de higiene eram melhores e facilitou a distribuição do produto, mas para levar para lugares distantes, deparou-se com o peso excessivo o que encarecia o produto. O saco plástico viabilizou esse problema de peso, por ser mais leve, conseguia-se levar a lugares mais longes. Mas sem refrigeração adequada, o leite precisava ser consumido em um período curto. Com a chegada das caixas – embalagens cartonadas, produzidas com multicamadas compostas por plástico, papel e alumínio, possibilitou a conservação do leite fora da geladeira por vários meses.
É importante analisarmos o impacto que essas embalagens causam desde a extração das matérias primas utilizadas em sua produção e pensarmos a possibilidade de reciclagem e reutilização.
A carne enlatada, outro exemplo, começou a desenvolver-se no Brasil com a necessidade de abastecer as tropas Inglesas e Americanas durante a Primeira Guerra Mundial. As carnes produzidas no Rio Grande do Sul, eram embaladas para serem exportadas.
Produção
De que são feitas essas embalagens?
Material
|
Matéria prima
|
Papel
|
Madeira
|
Plástico
|
Petróleo
|
Metal
|
Minérios
|
Vidro
|
Sílica encontrada na areia
|
* Adicionamos produtos químicos a esses elementos e, invariavelmente, água e energia para que eles se transformem nos materiais que serão moldados como embalagens.
Já vemos no Brasil que alguma coisa esta sendo feita a favor da sustentabilidade. O papel usado é totalmente produzido a partir de florestas replantadas, preservando as florestas nativas; o plástico verde é produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, substituindo o petróleo. A melhoria dos processos produtivos, com a diminuição do uso de energia e água, assim como a redução da espessura das embalagens sem afetar a sua qualidade, podem diminuir os impactos no processo de produção.
- Consumo consciente: embalagens – Caderno do professor. Editora Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário